ATIVIDADES

1.     1-Considere este conjunto de palavras:
            Amazônia – amazônico – reciclável – acarajé – herói – ajudá(-la) – Grajaú –
Nélson – vitalício – Itajaí – Mossoró – ônix – conhecê(-lo) – Uberlândia – lápis –
            Petrópolis – cordéis – atraí(-los) – profético – Paraíba – Itaúna – troféu
        Identifique quais delas são acentuadas pela:
      a) Regra das oxítonas;
b) Regra das paroxítonas;
c) Regra das proparoxítonas
      d) Regra da segunda vogal do hiato;
      e) Regra dos ditongos abertos;


2-Considere as palavras do quadro abaixo, já adequadamente escritas quanto à acentuação gráfica, e assinale a afirmação incorreta.

1.tulipa     2. calembur     3. ruim     4. ibero     5.mister
 a) Se a palavra 1 fosse proparoxítona, teria acento no u; se fosse oxítona, teria acento no a. A sílaba tônica portanto, é a li e a palavra é paroxítona.
 b)Raciocínio semelhante ao aplicado à palavra 1 vale para a palavra 4.
c) Para que a palavra 2, que significa “trocadilho”, tivesse a tônica no lem, essa sílaba deveria ter acento no e, pois paroxítona terminada em –r é acentuada. Trata-se, portanto, de uma palavra oxítona.
d) Na língua coloquial, a palavra 3 é pronunciada com a tônica no u (ruim); na variedade culta formal, no entanto, ela é oxítona, mas não recebe acento gráfico pois o i, embora seja a segunda vogal do hiato, não está sozinho na sílaba.
e) Na palavra 5, que significa “profissão ou intuito; necessidade”, a vogal tônica é o i, ou seja, a palavra é paroxítona.

3- Observe a sílaba tônica destacada nestas palavras:
                 Dedo           Árabe           Álbum
Indique o item em que a sílaba tônica das palavras esteja na mesma posição das relacionadas acima:
a)Álcool – Rubrica – Tulipa
b) Látex – Pudico – Avaro
c) Celtibero – Pêndulo – Quilômetro
d) Ibero – Álibi – Aziago

4- Assinale a sequência de palavras acentuadas pela mesma regra gramatical:

a) Cenário, Circunstância, Hífen, Águia.
b) Está, Já, Café, Jacá.
c) Eletrônica, Gênero, bônus, Ônibus.
d) Cenário, Águia, Referência, Cárie.

5- Justifique a acentuação das seguintes palavras:
a) sólido-

b) bebês-

c)  Itaú-

 d) Mês-

e)  Gerência-

6-  No texto a seguir, foram omitidos os acentos gráficos de todas as palavras que deveriam ser acentuadas. Identifique essas palavras, transcreva-as e acrescente, em cada uma, o acento necessário.

     Entre as vantagens da reforma ortografica, esta a unificação do sistema de escrita da lingua. Na pratica, isso quer dizer que um livro publicado em Moçambique ou em Portugal pode ser lido no Brasil ou em Angola, sem causar estranhamentos. Cursos a distancia, pela internet, tambem foram beneficiados.

Um comentário: